O projeto PTDC/MAR/099642/2008 “Filogenia e quimiodiversidade de cianobactérias simbióticas em esponjas marinhas”, com a referência FCOMP-01-0124-FEDER-010568, financiado pelo Programa Operacional Factores de Competitividade - COMPETE e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia tem como principal objetivo compreender o papel das cianobactérias em associação com esponjas.

Neste projeto será estudada a diversidade de cianobactérias simbióticas em esponjas e a sua relação com as espécies de hospedeiros, em águas temperadas do Atlântico Norte. Serão usadas várias abordagens, desde métodos tradicionais com identificação baseada na morfologia e estrutura microscópica até métodos moleculares com primers específicos para as cianobactérias e esponjas.

O estudo da potencial produção de toxinas (hepato e neurotóxicas) será realizado através do uso dos primers que detetam genes envolvidos na síntese de microcistinas, ciliondrospermopsinas e saxitoxinas. Primers já desenhados e primers degenerados serão usados e no caso de respostas positivas, recorrer-se-à a PCR e métodos químicos para avaliar a produção de toxinas.

A avaliação da transmissão vertical das cianobactérias e a possibilidade de a associação com novas espécies poder ocorrer durante o desenvolvimento das esponjas serão estudados com larvas de esponjas. Utilizar-se-á imunolocalização para detectar e quantificar as cianobactérias, incubando-se larvas de esponjas livres de cianobactérias, com espécies de vida livre locais.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Balanço Amostragens Sul

Dia 24 de Maio 2013
Praia da Bafureira, São Pedro do Estoril

Figura 1  - Praia da Bafureira
Nesta praia foram recolhidas as seguintes espécies de esponja:
Figura 2   -  Exemplares recolhidos.

Dia 25 de Maio 2013
Praia de Monte Clérigos, Monte Clérigos

Figura 3  - Praia Monte Clérigos.
Nesta praia foram recolhidas as seguintes espécies:

Figura 4 - Exemplares recolhidos.


Neste dia na maré de fim de dia deslocámos-nos até à Praia de Almograve para fazer amostragem, mas só foi encontrada a espécie Hymeniacidon perlevis em muita pouca quantidade.


Dia 26 de Maio 2013
Praia Vila Nova de Mil Fontes, Vila Nova de Mil Fontes

Nesta praia foram recolhidos os seguintes exemplares:

Figura 5 - Exemplares recolhidos.